top of page
  • Foto do escritorGuinefort

Minicurso - Dos Bárbaros às Rosas: A Guerra na Idade Média de Adrianópolis(378) a Bosworth(1485)

Atualizado: 20 de set. de 2023


Banner do Minicurso que contém informações que estão no texto

A guerra no medievo é ainda um tema pouco explorado no Brasil, embora seja um tópico deveras consagrado na historiografia estrangeira. Compreender as dinâmicas militares do período ajudam a produzir uma visão mais rica e ampla da sociedade medieval, pois argumenta-se que a guerra, além de possuir nuances políticas, sociais, culturais, econômicas e religiosas, era um dos fenômenos que de forma mais ampla tocava a vida dos homens e mulheres da Idade Média, fossem eles guerreiros, clérigos, camponeses ou artesãos.

Assim, almejando introduzir reflexões sobre a guerra na História Medieval, o Dominium tem o prazer de anunciar o último minicurso deste semestre: Dos Bárbaros às Rosas: A Guerra na Idade Média de Adrianópolis(378) a Bosworth(1485), ministrado pelo prof. Me. Ives Leocelso Silva Costa!

O minicurso, destinado ao público graduando, será dividido em três encontros, e abordará a historiografia da guerra medieval e a prática da guerra através das fontes, em um período que se inicia com a Batalha de Adrianópolis (378) e se encerra com a Batalha de Bosworth (1485), marcos que representam simbolicamente a transição da antiguidade para o medievo e desse para a Idade Moderna. Culminando no último encontro com o lançamento de livro - A Cavalaria na Guerra dos Cem Anos: A Campanha Militar de Crécy (1346) escrito pelo prof. Me. Ives e recém-publicado pela editora da UFS.


O minicurso é organizado pelo Dominium com apoio do Departamento de História (DHI), do Programa de Pós-graduação em História (PROHIS) e do Programa de Educação Tutorial em História da UFS (PET História UFS).


Se iniciará no dia 02/10 (segunda-feira) e irá até o dia 04/10 (quarta-feira), a partir das 18h, no Auditório do Departamento de Letras, localizado no Centro de Educação e Ciências Humanas II, 1° andar.


As inscrições ocorrerão - exclusivamente - via SIGAA-UFS, de 19/09 a 30/09/2023 ou enquanto as 40 vagas estiverem disponíveis!

Comments


bottom of page