conceito da arte
A identificação do grupo de pesquisa é, então, emoldurada por motivos que retomam aqueles decorativos presentes nas iluminuras medievais.
3 cups
Flour
A primeira letra do nome do grupo de pesquisa foi grafada como uma capitular dos livros medievais. Nesse sentido, ela se destaca em relação ao tamanho da fonte e às cores. O uso das cores: verde, azul, vermelho e amarelo, deve-se as suas presenças cromáticas em diversas fontes primárias do período.
A grafia das letras que descrevem o nome do grupo de pesquisa baseou-se nas características da escrita carolíngia, a qual passou a substituir a escrita visigótica na Península Ibérica no século XII. A letra carolíngia retomava algumas formas das letras uncialis; por isso, da mesma forma, as letras que escrevem o nome do grupo de pesquisa são mais arredondadas, regulares e suficientemente separadas.
Concepção e arte:
Ana Alvaro
1½ cups
Butter
integrantes
Doutor
Bruno Alvaro
Professor de História Medieval no Departamento de História (DHI-UFS), no Programa de Pós-Graduação em História (PROHIS-UFS) e no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PROARQ-UFS) da Universidade Federal de Sergipe.
Tem pesquisado os seguintes temas: Relações senhoriais; Guerra na Idade Média; História Institucional e Política e Historiografia sobre a Idade Média.
É o atual coordenador do Dominium: Estudos sobre Sociedade Senhoriais (CNPq-UFS), além de atuar como pesquisador em diversos outros grupos de pesquisa no Brasil.
Lattes
Mestra
Airles A. dos Santos
Graduada e Mestra em História pela Universidade Federal de Sergipe (PROHIS/UFS).
Professora da Rede Estadual de Ensino (Sergipe).
Tem pesquisado os seguintes temas: As relações entre morte e poder no período medieval, História Política e Institucional e Historiografia sobre a Idade Média.
Lattes
Mestrando
Ives L. Silva Costa
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (PROHIS-UFS). Bolsista CAPES-DS.
Graduado na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
Tem pesquisado os seguintes temas: Guerra na Idade Média; Cavalaria; Guerra dos Cem Anos; História Medieval da França e da Inglaterra.
Lattes
Graduanda
Luísa Vilas Boas
Graduanda em História pela Universidade Federal de Sergipe
Atualmente voluntária no plano de Iniciação Científica intitulado "Ninguém pode domar a rainha: Urraca I e os tensionamentos senhoriais nas crônicas medievais”
Se interessa pelos seguintes temas: História das Mulheres; Estudos de Gênero; Relações Sociais; Negociações, Sexualidade e Poder.
Lattes
Doutorando
Rafael Costa Prata
Graduado e Mestre em História pela Universidade Federal de Sergipe (PROHIS/UFS).
Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal do Mato Grosso (PPGHIS-UFMT). Bolsista CAPES.
Também integra o Insignia: Grupo de Estudos Históricos sobre Poder, Sagrado e Violência.
Tem pesquisado os seguintes temas: Relações senhoriais; Guerra na Idade Média; Império Visigodo; Reconquista; Reino de Castela-Leão;
Lattes
Mestra
Bruna Oliveira Mota
Graduada e Mestra em História pela Universidade Federal de Sergipe (PROHIS/UFS), com bolsa CAPES.
Tem pesquisado os seguintes temas: Península Ibérica; Práticas Sexuais na Idade Média; Normativas canônicas; História da Sexualidade; História das Instituições Políticas e Sociedades Senhoriais.
Lattes
Graduanda
Analia Vanessa Machado
Graduanda em História pela Universidade Federal de Sergipe.
Atualmente voluntária em Projeto Iniciação Cientifica intitulado "Corpo, Gênero e Emasculação na Idade Média: Um debate historiográfico."
Se interessa nos seguintes temas: Corpo, gênero e relações de poder no medievo.
Lattes
Graduanda
Thaís Monique Costa
Graduanda em História pela Universidade Federal de Sergipe
Atualmente voluntária em projeto de Iniciação Científica intitulado "Enfrentamentos e Negociações: Os movimentos de revoltas sociais e a aristocracia senhorial na Idade Média”
Se interessa pelos seguintes temas: Histórias das Mulheres; Relações de poder e gênero; Sexualidade.
Lattes